21 novembro 2005

Joss Stone

"Para mim, pessoalmente, Mind, Body and Soul é minha verdadeira estréia". As palavras de Joss Stone podem surpreender fãs da cantora de 17 anos de Devon, Inglaterra: sua primeira gravação pela S-Curve, The Soul Sessions, estabeleceu Stone como talvez a vocalista mais precocemente talentosa de sua geração. Mas o lançamento, de setembro de 2003, admite Joss, "começou como um projeto paralelo e tornou-se algo muito grande." "Não era minha intenção", ela acrescenta com uma risada alegremente modesta, "mas as pessoas não paravam de comprá-lo." Alguns desses compradores ficaram intrigados com a surpreendente seleção do disco de pérolas do soul raramente cantadas. Outros foram convertidos depois de pesada exibição na VH1/MTV/MTV2 de seu primeiro videoclipe, "Fell in Love with a Boy", ou pelos crescentes shows de Joss, confiantes e animados. Alguns se renderam às cintilantes performances no programa da NBC "The Tonight Show", ao especial da ABC Motown 45 e à inclusão das músicas de Stone em séries famosas de televisão como "The West Wing," "ER" e "Third Watch". No verão de 2004, The Soul Sessions foi certificado ouro nos EUA (com vendas de mais de 675,000 unidades), já tendo vendido mais de duas milhões de cópias mundialmente. O disco chegou a Número Um na parada da Billboard "Heatseekers" em fevereiro de 2004; entrou no Top 40 americano em abril de 2004, e chegou ao Top Dez em 13 países mundo afora. Ouça as performances dinâmicas e confiantes que estão em Mind, Body and Soul - do apaixonado primeiro single "You Had Me" até a jocosa faixa dance "Don't Cha Wanna Ride", passando pela apaixonante balada rock-soul "Killing Time". Então lembre-se de que quando Joss Stone foi para o selo S-Curve, baseado em Nova York, ela nunca havia feito um disco antes ou se apresentado ao vivo com uma banda diante do público. Mas o que já havia feito - usando as palavras da co-escritora, arranjadora vocal e mentora de Joss Betty Wright - foi um "presente de Deus", uma voz de força, sentimento e sensibilidade ímpares. "Acho que minha forma de cantar está tão melhor nesse álbum", diz nossa senhorita Stone. "Sua voz nunca pode ser a mesma, quando você começa a cantar ao vivo tanto quanto eu fiz no ano passado". Joss co-escreveu 11 das 14 músicas em seu novo disco, incluindo colaborações com veteranos como Lamont Dozier e Desmond Child. "Tive muito mais confiança em mim mesma como compositora do que teria tido há um ano", admite. A comovente faixa de abertura "Right to Be Wrong" e a harmoniosa "Jet Lag" foram gravadas por Joss e seus músicos juntos em tempo real. De fato, a cantora teria preferido editar todo Mind, Body and Soul à sua moda "mas como eu estava fazendo shows entre as sessões, ficava impossível gravar tudo dessa maneira. Ainda assim, quando você escuta as faixas, a forma de tocar da banda é muito viva. Não há superprodução e nem muita programação de qualquer tipo." Repetindo o surpreendente sucesso de Soul Sessions, a equipe de Steve Greenberg, Mike Mangini e Betty Wright produziram todas faixas, com a exceção de três, em Mind, Body and Soul, e o estelar elenco traz o guitarrista Willie "Little Beaver" Hale, o pianista Benny Latimore e o organista Timmy Thomas. Esses três veteranos do auge da música soul de Miami de meados dos anos 70 se reuniram em 2003 para The Soul Sessions por outro de seu colega, a cantora, compositora e arranjadora vocal Betty Wright. Outros colaboradores de Mind, Body and Soul incluem o guitarrista AJ Nilo, o multi-instrumentalista Angelo Morris e os bateristas Cindy Blackman e David "Jody" Hill. Nile Rodgers, do CHIC, toca guitarra em "You Had Me", e o dueto de hip-hop soul Jazzyfatnastees (colegas de Joss do selo S-Curve) acrescenta vocais de fundo em "Jet Lag" e "Security". Angie Stone toca Rhodes em "Security" e ?uestlove of The Roots toca bateria em "Sleep Like A Child". O primeiro clipe do álbum "You Had Me" é dirigido por Chris Robinson, cujos créditos incluem clipes de grande sucesso para Usher, Alicia Keys, Jay-Z & Beyonce e Lenny Kravitz. "O caminho de sua carreira libertou Joss de ter de ser apresentada através de algum tipo de single inovador", diz o fundador, presidente e residente filósofo do soul da S-Curve Records, Steve Greenberg. "Hoje, um público internacional está aguardando seu novo álbum porque Joss Stone é uma talentosa artista que canta excelente músicas. Ela não precisa mais de um single de tendência - e isso é algo libertador para uma jovem cantora." Com o lançamento em setembro de 2004 de Mind, Body and Soul, Joss Stone voltará às estradas - lugar que tornou-se sua segunda casa. No período de um ano ela apresentou-se em toda parte, desde o íntimo Joe's Pub em Manhattan ao grandioso Glastonbury Festival na Inglaterra. A vida de turnê tem seus estresses e tensões, mas parece agradar Joss. "É atribulada. Mas eu gosto, sabe - é muito excitante. E cantar é divertido. Cantar é fantástico." [As histórias por trás das músicas] "YOU HAD ME" "Não tenho raiva das pessoas, mas também não aceito m***a. Não quero ser tratada com desdém - nenhuma mulher quer. Então 'You Had Me' é uma para as meninas." (Joss Stone) "'You Had Me' foi gravada em 14 de agosto de 2003 em Nova York por uma incrível banda incluindo Nile Rodgers na guitarra, Jack Daley no baixo e Cindy Blackman na bateria. Eles tocaram a música ao vivo no estúdio por quase 15 minutos - simplesmente foi rolando porque o clima estava muito bom. Por fim, os músicos terminaram essa excelente gravação - que sabíamos que seria a usada - e pressionaram o botão 'Salvar' no computador. Literalmente dois segundos depois de o botão ser pressionado, as luzes se apagaram no estúdio. Betty Wright disse, 'Vocês tocaram tão forte, que apagaram as luzes!' Ainda não sabíamos que estávamos no meio do Grande Blackout do Leste, de 2003. Se a banda tivesse tocado por até mesmo 30 segundos a mais, não teríamos conseguido dar um 'Salvar' - e a versão mágica teria se perdido." (Steve Greenberg) "DON'T CHA WANNA RIDE" "Amo essa - é uma divertida música que realmente te anima, como uma boa faixa de boates. Eu e Betty escrevemos essa música na mesma sessão que escrevemos 'Right to Be Wrong.' Infelizmente, o demo ficou medonho! Mas quando a estávamos cantando a capela no estúdio, Steve Greenberg disse, 'nossa, soa tão melhor assim.' E ele teve a idéia de colocar o sample de 'Soulful Strut' abaixo do que já havíamos feito." (JS) "Originalmente essa era uma música muito diferente intitulada 'Bling Bling.' Para um sample do hit de 1968 por Young-Holt Unlimited, usamos meu single 45 rpm vintage - completo com chiados." (SG) "SPOILED" "Fui para a Califórnia para trabalhar com Lamont Dozier e seu filho Beau. Foi provavelmente a melhor sessão de composição que tive até hoje, e 'Spoiled' é minha música preferida em Mind, Body and Soul. "Lamont e Beau já tinham o conceito e alguns dos acordes. Eles disseram, 'Bem, podemos mudá-lo se você quiser', mas eu disse 'Não vou mudar nada escrito por Lamont Dozier, de jeito nenhum!' Juntamos tudo em um dia, fizemos o demo lá mesmo em nosso estúdio caseiro." (JS) "'Spoiled' é um sonho realizado de fãs do soul. Foi co-escrita por uma lenda do soul de Detroit, Lamont Dozier do Holland/Dozier/Holland. A seção de ritmo inclui músicos da essência do som de soul de Miami dos anos 70. Os instrumentos de cordas e sopro receberam arranjos de Thom Bell, um arquiteto de 'The Sound of Philadelphia' através de Gamble & Huff e os Spinners. Então pela primeira vez na história do soul, Philly conhece a Motown na praia em Miami." (SG) "LESS IS MORE" "Jonathan Shorten, Connor Reeve, e eu escrevemos essa juntos, além de 'Snakes and Ladders' e 'Jet Lag.' Eles estavam entre os primeiros com quem trabalhei, e eu os agradeço por me ensinar como a escrever canções - simplesmente por estar no mesmo quarto que eles! Connor Reeve é um surpreendente cantor e já fez grandes discos, mas agora ele se concentra em compor." (JS) "Essa é uma grande faixa de pop-reggae produzida por Commissioner Gordon, que foi um importante colaborador no Miseducation, de Lauryn Hill. Delroy 'Chris' Cooper (bateria) e Earl 'Chinna' Smith (guitarra) estão entre os dez maiores músicos de estúdio da música jamaicana, apesar de 'Less Is More' ter sido gravada na semi-tropical Nova Jersey." (SG) "TORN AND TATTERED" "Steve tinha essa guardada por anos. Gostei da música desde a primeira vez que a escutei." (JS) "'Torn and Tattered' foi escrita por Ben Wolf e Andy Dean, também conhecidos como Boilerhouse Boys. Foi a primeira coisa que tocaram para mim, na primeira vez que os conheci em 1990, e o demo foi cantado pelo seu co-autor Austin Howard. Em 1992, eu produzi uma versão por um cantor chamado Jay Williams que tinha o grande Steve Cropper [da Booker T. & the MGs] na guitarra, mas nunca foi lançada. Dez anos depois, em 2002, Ben e Andy me ligaram para dizer que tinham ouvido um demo da maior cantora da Inglaterra - uma menina chamada Joss Stone. Então foi simplesmente adequado que o Boilerhouse Boys fosse aos EUA para produzir a versão de Joss de 'Torn and Tattered' - dessa vez com outro lendário músico do soul, Willie 'Little Beaver' Hale, na guitarra." (SG) "KILLING TIME" "Beth Gibbons da Portishead é nossa vizinha em Devon - ela mora na nossa rua. Mas principalmente devido à minha agenda, Betty e eu tivemos que fazer essa música pelo telefone!" (JS) "A faixa da banda para 'Killing Time' foi uma jam session tardia. O que você ouve no álbum é uma gravação, e a única já gravada pela seção de ritmo. O trabalho de guitarra de Little Beaver é incrível - um de seus melhores sons gravados - e Jody Hill está ótimo na bateria." (SG) "RIGHT TO BE WRONG" "Essa música pode parecer apontada para os críticos - sabem, as pessoas que disseram que eu não deveria cantar esse tipo de música. Mas eu comecei a escrevê-la há muito tempo, antes de The Soul Sessions, antes mesmo de ter críticas. Poderia ter cantado 'Right to Be Wrong' quando tinha 12, sério mesmo, sobre pessoas da escola. Talvez quando eu tiver 25, não vou mais estar cantando essa. Você deve aprender com seus erros, em vez de repetí-los." (JS)

1- SUPER DUPER LOVE
2- JET LAG
3- DON'T KNOW HOW
4- THE CHOKIN' KIND
5- YOU HAD ME
6- SPOILED
7- DON'T CHA WANNA RIDE
8- VICTIM OF A FOOLISH HEART
9- LESS IS MORE
10- RIGHT TO BE WRONG
11- FELL IN LOVE WITH A BOY
12- SOME KIND OF WONDERFUL
13- DIRTY MAN
14- FELL IN LOVE WITH A BOY
15- SUPER DUPER LOVE
16- YOU HAD ME
17- MINI DOCUMENTARY
18- OUT TAKES

1- RIGHT TO BE WRONG
2- JET LAG
3- YOU HAD ME
4- SPOILED
5- DON'T CHA WANNA RIDE
6- LESS IS MORE
7- SECURITY
8- YOUNG AT HEART
9- SNAKES AND LADDERS
10- UNDERSTAND
11- DON'T KNOW HOW
12- TORN AND TATTERED
13- KILLING TIME
14- SLEEP LIKE A CHILD

também disponível ~em edição especial com DVD e três músicas Bônus

15 - The Right Time
16 - God Only Knows
17 - Calling It Christmas (Radio Edit)

DISCO 2 (DVD)
1 - You Had Me
2 - Right To Be Wrong
3 - Spoiled
4 - Don't Cha Wanna Ride
5 - Mind Body & Soul EPK (making of do disco e tour)


1- THE CHOCKIN' KIND
2- SUPER DUPER LOVE
3- FELL IN LOVE WITH A GIRL
4- VICTIM OF A FOOLISH HEART
5- DIRTY MAN
6- SOME KIND OF WONDERFUL
7- I'VE FALLEN IN LOVE WITH YOU
8- I HAD A DREAM
9- ALL THE KING'S HORSES
10- FOR THE LOVE

Clique nas capas pra ouvir algumas músicas

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting