23 novembro 2005

Norah Jones

Co-produzido por Jones e Arif Mardin, o CD traz toda a banda atualmente em turnê com a artista, além de convidados muito especiais: Dolly Parton, Levon Helm e Garth Hudson (The Band), o baterista Brian Blade, os guitarristas Jesse Harris e Tony Scherr e o tecladista Rob Burger.
O primeiro single de Feels like home será a música "Sunrise", co-escrita por Jones e seu baixista, Lee Alexander.
Dois anos após o lançamento do álbum multi-platina, Come Away with Me, vencedor de todos os Grammy a que concorreu, Norah Jones retorna com uma excepcional coleção de novas canções. Feels Like Home traz a cantora, pianista e compositora novamente ao lado do produtor Arif Mardin, o engenheiro de som Jay Newland e sua banda de turnê. Jones apresenta canções compostas por ela, membros de sua banda e pelo escritor e cantor Richard Julian. Ela também mostra versões de músicas como "Be Here To Love Me", de Townes Van Zandt, e "Melancholia", de Duke Ellington, para a qual ela escreveu uma letra e rebatizou como "Don't Miss You At All".
Para o novo trabalho, Jones não quis convocar músicos estrelados, preferindo permanecer com a sua banda de shows, os guitarristas Adam Levy e Kevin Breit, o tecladista e backing vocal Daru Oda, o baixista Lee Alexander e o baterista Andrew Borger. "Eu não quis uma gravação enorme, exageradamente produzida", revela Norah Jones. "Além disso, a banda está tocando junta regularmente há dois anos e colocá-la em estúdio é algo muito gostoso. Gravar o novo álbum foi divertido porque já nos conhecemos tão bem. A abordagem dele foi a mesma que utilizamos para o primeiro: escolhemos boas músicas, muitas escritas pela banda, e tentamos trabalhá-las da melhor maneira possível. Estou realmente muito feliz com o resultado", completou a artista.
Em Feels like home, assim como fez em seu primeiro trabalho, Jones visita uma gama enorme de estilos, dando a eles toques de country, jazz e pop. Porém, a artista deixou um pouco de lado o clima tranqüilo e melódico de Come Away with Me, preferindo aumentar o ritmo do novo álbum para refletir a evolução de suas performances ao vivo. "Bem, todas as novas canções também têm o mesmo ritmo, mas nós demos um pouco de velocidade extra a algumas delas", comenta a artista. O primeiro single do CD, "Sunrise" (co-escrita por Jones e Alexander) tem um clima pra cima e alegre, a faixa "Above Ground" (de Daru Oda e Andrew Borger) brinca com o funk, "In the Morning" (Adam Levy) traz Jones experimentando as lamentações do blues com um solo de orgão Wurlitzer. A música foi uma das primeiras novidades a serem introduzidas nos shows da turnê de Come away with me.
Uma das mais alegres músicas de Feels Like Home, "Creepin' In", uma típica quadrilha norte-americana escrita por Lee Alexander, quase não entrou no CD. Entretanto, depois que Norah esteve em Nashville para cantar com Dolly Parton no Country Music Awards 2003, ela decidiu convidar a lendária artista para dividir os vocais da canção. "Nós perguntamos a Dolly se ela gostaria de cantar no álbum e ela aceitou. Estávamos muito nervosos quando ela foi ao estúdio. Não queríamos apenas que ela chegasse e gravasse seus vocais. Queríamos tocar ao vivo, ao lado dela. Aí ela chegou e cantou a plenos pulmões. Ficou incrível", disse Jones sobre a parceria.
Igualmente empolgante para a cantora foi a participação do baterista Levon Helm e do tecladista Garth Hudson. A dupla é parte do grupo The Band e foi convidada por Norah Jones para ajudá-la a finalizar "What Am I to You", música que ela não conseguia acertar. "Eles a deixaram perfeita na segunda tentativa", comentou Jones. "Isso foi ótimo porque eles haviam acabado de aprender a música. Foi muito especial. Eles são ótimos".
Jones escreveu ou co-escreveu diversas músicas de Feels Like Home, incluindo uma que ela compôs há quatro anos. Na época, ela escreveu uma letra para a instrumental "Melancholia", de Duke Ellington, e a rebatizou como "Don't Miss You At All". A canção foi apresentada diversas vezes em shows e no início da carreira de Jones, como uma fita demo. Agora, ela decidiu inseri-la no novo álbum, especialmente porque o presidente da Blue Note, Bruce Lundvall, adorou a música. "Eu não planejei escrever a letra dessa música, o simples fato de pensar em mexer numa composição de Ellington me assustou muito. Mas fui inspirada por ela", revelou Norah.
Segundo o co-produtor Arif Mardin, "a música de Norah me atinge direto no coração. Ela realmente toca as pessoas". Sobre a popularidade da artista logo em sua estréia, Mardin comenta que "as pessoas estavam prontas para uma música com sentimento. Norah é a vanguarda de uma nova geração de artistas pop, pela qual o público anseia. Os fãs da música querem artistas de verdade como Norah Jones".

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting